Físicos



Ao longo dos tempos, várias pessoas demonstraram capacidades intelectuais elevadas para compreenderem e expressarem a Natureza e os seus fenómenos, ciência que denominamos por “Física”.

Por isso, não poderíamos realizar um trabalho de pesquisa assim sem mencionar e pesquisar a vida e feitos de alguns físicos que consideramos importantes.

Os físicos que decidimos pesquisar, explorar as suas vidas e descobertas foram: James Maxwell, Michael Faraday, Hans Oersted; Nikola Tesla, Heinrich Hertz, e por fim, visto o seu nome ser uma das inspirações para “Os Coulombianos, Charles Coulomb.







Charles Augustin de Coulomb

O famoso físico e engenheiro militar francês do século XVIII, Charles Augustin de Coulomb, (nascido a 14 de Julho de 1736 em França) desenvolveu os seus conhecimentos em áreas como a astronomia, botânica, química, matemática e especialmente na física. Ficou conhecido pela famosa lei que formulou, a Lei de Coulomb, e pela balança de torção que ele próprio construiu, sendo hoje mais conhecido devido à homenagem que lhe foi dada quando o seu nome ficou como a unidade SI de carga eléctrica.



A lei de Coulomb (enunciada em 1785) estabelece que a intensidade da força de atração ou de repulsão entre duas cargas elétricas pontuais é diretamente proporcional ao produto dos módulos das cargas e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre elas.


Coulomb, publicou todas as conclusões das suas pesquisas nas Memórias da Academia Real de Ciências entre 1785 e 1789, deixando assim 25 artigos que abrangiam temas como a electricidade, aplicações da balança por ele criado, magnetismo e diversos relatórios sobres projectos por ele elaborados.





Michael Faraday



Michael Faraday nasceu a 22 de Setembro de 1791 perto de Londres, em Newington.

Considerado um dos cientistas mais influente de todos os tempos e o maior físico experimental do século XIX.


No ramo da química descobriu e identificou o benzeno, conseguiu tornar líquidos gases como o dióxido de carbono e o cloro, algo nunca antes feito e foi o responsável pela introdução de termos como ânodo, cátodo, eléctrodo e electrólito. No ramo da física: descobriu a indução electromagnética, foi um pioneiro no ramo da electricidade, produziu um dínamo E introduziu o conceito tanto de campo como de linhas força e linhas de campo.

Michael Faraday

Por incrível que pareça, faraday, só se dedicou às pesquisas na área da física a partir de 1820. Feitos importantes:


As suas principais descobertas foram

Lei da indução electromagnética: Faraday reparou que ao passar um íman por uma bobina verificava-se a existência de uma corrente eléctrica a passar por esta. Assim, enunciou a lei da indução electromagnética onde a intensidade da força electromotriz é igual á variação do fluxo magnético que passa pela bobina

A lei de Faraday é traduzida pela expressão:
  
A ele se deve o termo “campo electromagnético” na área do Electromagnetismo.

Faraday realizou diversas experiencias onde descobriu alguns dos princípios básicos do motor eléctrico.

Outra das suas grandes descobertas foi a da auto-indução. Faraday enrolou dois fios de cobre (revestidos) num arco de ferro e ao passar corrente eléctrica por um dos fios verificou que ocorria indução no outro fio também.


Gaiola de Faraday

Numa das suas investigações e estudos, faraday reparou que num metal condutor, quando carregado electricamente, as cargas acumulavam-se no seu exterior, o seu interior não era afectado pelas mesmas cargas.


Para explicar isto, faraday cobriu uma sala com alumínio de forma criar uma "gaiola" e carregou-a electricamente. No interior do quarto, faraday colocou um electroscópio, que, tal como faraday antecipou, não apresentou valores para campo eléctrico no interior no quarto.






Heinrich Rudolf Hertz



Hertz, físico alemão mas de origem judaica, nasceu em Hamburgo a 22 de Fevereiro de 1857.

Heinrich Hertz, iniciou os seus estudos universitários na área das engenharias na Universidade de Munique mas após dois anos e com o sonho de se dedicar unicamente à investigação pediu transferência para a universidade de Berlim, em 1878, ficando como aluno de um conhecido físico da altura, Hermann von Helmholtz. Este notou logo a seriedade e empenho com que o seu aluno trabalhava, propondo-lhe, em 1880, que realizasse um trabalho cujo tema era de escolha pessoal. Hertz recebeu a melhor classificação do dito trabalho, no qual optou pesquisar sobre a energia cinética da electricidade. Nesse mesmo ano tornou-se assistente de Helmholtz.

Heinrich Rudolf Hertz

Em 1883, tornou-se professor na Universidade de Kiel, aí descobre a propagação de ondas electromagnéticas. Nesta mesma universidade aprendeu a controlar a frequência das ondas electromagnéticas produzidas.

Em 1886, casou com Elisabeth Doll, filha de um professor seu colega. E no ano seguinte, descobriu o efeito fotoeléctrico. No ano seguinte foi o primeiro físico a estudar e a produzir ondas electromagnéticas que possuíam comprimento de onde de 5 metros e a primeira pessoa a transmitir e receber ondas de rádio.

Em homenagem à sua grande descoberta o seu nome passou a ser referido para identificar a unidade de frequência.

Foi professor de física na Universidade de Bona, em 1889.

Em 1893 publicou Electric Waves, em 1896, Miscellaneous Papers e por ultimo, em 1899 publicou Principles of Mechanics.

Hertz fica doente e é operado, falecendo em Bona, antes de completar o seu trigésimo sétimo aniversário, a 1 de Janeiro de 1894.





James Clerk Maxwell

James Maxwell nasceu em Edimburgo, na Escócia, a 13 de Junho de 1831. Ficou conhecido pelo seu contributo na construção da teoria moderna do electromagnetismo, sendo considerado o pai do electromagnetismo, mas, também devido à teoria que este desenvolveu sobre a teoria cinética dos gases.

James Clerk Macwell

Desde jovem mostrou interesse pelo campo das matemáticas mas também trabalhou em áreas como a astronomia e física.

Recebeu um premio, em 1859, por um artigo que tinha realizado sobre a estabilidade dos Anéis de Saturno, demonstrando que não podiam ser nem totalmente sólidos nem integralmente líquidos, mas sim um grande conjunto de várias partículas.

James Maxwell, em 1861, foi o primeiro professor de Cambridge a leccionar física experimental e, nestes períodos conseguiu explorar temas como a visão, óptica e geometria.

Na área da eletricidade e magnetismo, desenvolveu um quadro teórico em que eletricidade e magnetismo eram dois aspetos do mesmo fenómeno. Previu que as ondas eletromagnéticas deveriam existir e viajar com velocidade da luz.

Aos seus 42 anos, Maxwell, escreveu e publicou Treatise on Electricity and Magnetism, em português, “Tratado sobre Electricidade e o Magnetismo”, livro em que apresentava todas as suas ideias e conclusões que obteve ao longo dos seus anos de trabalho.

Foi o primeiro físico que conseguiu mostrar que as condas electromagnéticas se propagam à velocidade da luz.

Maxwell faleceu a 5 de Novembro de 1879 antes de Hertz demostrar que as suas ideias sobre as ondas eletromagnéticas estavam corretas.

Principais Feitos

Produziu um conjunto de quatro equações que viriam a ser chamadas "as equações de Maxwell", estas relacionam os campos magnéticos com os campos eléctricos e são também a base por detrás do nosso sistema de telecomunicações. A partir destas Maxwell descobriu que o valor da velocidade das ondas electromagnéticas era igual 3.00*108 m/s. Este valor já era conhecido como o valor da velocidade da luz no vacuo, desta forma Maxwell concluiu que a luz nao passava de uma onda electromagnética (facto comprovado por Hertz em 1887/1888).

Faraday tinha provado antes que um campo magnético variavél criava um campo eléctrico, e Maxwell provou o inverso, um campo electrico variável cria um campo magnético. 

Maxwell produziu a primeira fotografia a cores.





Hans Christian Oersted

Oersted, um dos maiores físicos dinamarqueses da história, nomeadamente do seculo XIX, (1777 - 1851) teve um contributo significativo na química, conseguindo ser o primeiro a produzir alumínio e na física descobriu a relação entre o magnetismo e a electricidade.

Hans Christian Oersted

Seu pai, era farmacêutico e dono de uma farmácia na qual oersted, aos 14 anos, teve oportunidade de trabalhar, conseguindo assim estudar química.

Em 1806 voltou para a onde se tinha formado (Universidade de Copenhaga), onde investigou e foi professor, desenvolvendo vários trabalhos no campo da física e da química.

Durante uma aula e acidentalmente, em 1820, observou um fenómeno pelo qual é conhecido, este observou que uma agulha de uma bussola se movia quando a corrente eléctrica passava por um fio condutor próximos da bussola. Assim conseguiu descobrir a relação entre a electricidade e o magnetismo, algo que já previa que existisse ligação, iniciando o estudo no ramo do electromagnetismo, utilizado na grande maioria das máquinas modernas.


Em 1824, conseguiu fundar uma sociedade que tinha como finalidade divulgar o conhecimento científico. Fundou também, em 1829, a actual Universidade técnica da Dinamarca que antes era denominada como instituto politécnico de Copenhaga.




Nikola Tesla

Nikola Tesla nasceu na povoação de Smiljan (que se encontra na actual Croácia) em 1856.

Tesla sempre se fascinou pela electricidade e pelo magnetismo, fascínio tão grande que o nome da unidade de intensidade do campo magnético é o seu apelido.



Desde novo que Tesla se revelou um verdadeiro génio, aos 5 anos criou um moinho completamente diferente e mais inovador dos que se viam na altura, e este acabou por lhe servir como base para a criação de uma turbina sem lâminas.

Tesla era considerado excêntrico por muitos. Aquilo que o faziam ser chamado de tal eram: o facto de ter uma aversão por brincos (ainda mais se estes fossem de pérolas), não conseguia tocar no cabelo das pessoas, em casos em que ele se encontrasse com medo ou em perigo, Tesla afirmava ver clarões nos seus olhos que lhe deixavam mais desconcentrado (para superar isto, Tesla habituou-se a usar a sua mente para criar lugares novos e “viajar” mentalmente, este processo na sua vida adulta ajudava-o a criar as suas invenções, assim Tesla criava protótipos, melhorava-os e analisava os seus defeitos, tudo isto na sua mente).

Tesla desenvolveu a sua paixão pela electricidade e magnetismo no liceu de Karlovac, influenciado pelo seu professor de física, ele focou os seus estudos e defendeu o uso da corrente alterna (corrente cuja intensidade e direcção variam periodicamente). Tesla criou até um motor de indução alterna com o uso de campos magnéticos.


Tesla também teve o seu grande “rival”, Thomas Edison (conhecido principalmente pela invenção da lâmpada). Conheceram-se quando Tesla foi recomendado para trabalhar para Edison. Este deparava-se com um problema que Tesla resolveu no próprio dia, coisa que fez com que chegassem a dizer que ele era “Diabolicamente bom”.


Tesla foi enganado por Edison quando este lhe prometeu uma quantia de dinheiro para que ele recriasse o motor eléctrico, acabando por não lhe dar nada. Tesla demitiu-se após este incidente e continuou o seu estudo da corrente alterna, a corrente que Edison acreditava ser a mais difícil de compreender e a menos prática. Entre Edison e George Westinghouse (a pessoa para quem Tesla foi trabalhar) viria a formar-se uma guerra que foi chamada “Guerra da Correntes”. Edison decidiu tentar acabar com corrente alterna fazendo experiencias onde electrocutava animais com esta em frente de públicos tentando mostrar que a corrente alterna era “maléfica”, com medo da competição com Tesla e Westinghouse. Por sua vez, Tesla provava que a corrente alterna era inofensiva quando mostrava em convenções, através de invenções suas, o uso desta. Tesla submetia-se a tensões de 2000 V através da corrente alterna sem causar qualquer tipo de dano ou consequência a si próprio, chegava até a criar bolas de fogo na sua mão sem se queimar e a criar faíscas de electricidade na ponta dos seus dedos!

Tesla morreu a 7 de Janeiro de 1943.



Curiosidades:

  • Todos os aparelhos e documentos de Tesla foram confiscados e declarados secretos pelo governo.
  • Tesla tentou ainda criar um raio desintegrador.
  • Tesla foi considerado uma das mentes mais brilhantes e extravagantes de todos os tempos.
  • Tesla também teve os seus encontros com a morte em pequeno: quase foi enterrado vivo, afogado e até mesmo queimado.
  • Tesla foi o verdadeiro criador da rádio, ma isso só foi revelado 6 meses após o seu falecimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário