Campo Electromagnético




Um campo electromagnético, tal como o seu nome sugere, é composto por um campo magnético e por um campo eléctrico e os seus vectores, são os responsáveis pela caracterização do campo electromagnético.

O efeito magnético de uma corrente elétrica foi descoberto, em 1820, por Hans Oersted. Foi este o primeiro cientista a descobrir que existia relação entre a electricidade e o magnetismo, todavia, só mais tarde em 1865 James Maxwell publica a obra (A Dynamical Theory of the Electromagnetic Field) onde demonstra que o campo elétrico e magnético viajam pelo espaço à velocidade da luz.

O trabalho de Maxwell abriu caminho à predição das ondas de rádio, com existência comprovada por H. Hetz em 1886.


As ondas eletromagnéticas resultam da combinação entre os campos magnéticos e eléctricos, que se propagam transportando energia. Estes são perpendiculares e a direcção da oscilação é perpendicular à direcção de propagação, sendo desta forma denominadas de ondas transversais. Contrariamente às ondas mecânicas, as ondas eletromagnéticas não necessitam de um meio para se propagarem. No vazio propagam-se a uma velocidade de 3,0x108 m/s, ou seja a mesma velocidade da luz. Noutros meios propagam-se a velocidades menores.



As ondas electromagnéticas são caracterizadas pelo período, pelo comprimento de onda e pela frequência.

  • Período: o período de uma onde é o tempo que esta leva até concluir um ciclo.
  • Frequência: a frequência de uma onda, consiste no número de ciclos que esta consegue terminar um segundo. A frequência é medida em hertz (Hz).
  • Comprimento de onda: distância entre dois pontos sucessivos no mesmo estádio de vibração.




RADIAÇÃO ELECTROMAGNETICA/ESPECTRO ELECTROMAGNÉTICOS


O espectro electromagnético é constituído por ondas de radio, microondas, radiação infravermelha, luz visível, raios ultravioleta, raios X e, por fim, raios gama.

As ondas rádio, também conhecidas como ondas de radiofrequência ou mesmo ondas hertzianas, são ondas electromagnéticas de comprimento de onda compreendido entre os 105 e 10 metros e com frequências compreendidas entre 105 a 108 Hz.

As microondas são, também, ondas electromagnéticas que foram identificadas só durante a segunda guerra mundial, e os seus comprimentos de onda variam em média nos 10-2  m com frequências de 1010 Hz. Estes tipos de ondas electromagnéticas propagam-se facilmente através do nevoeiro.

As radiações infravermelhas são uns dos exemplos das radiações utilizadas na saúde humana. Estas têm a frequência de 1012Hz e comprimento de onda de 10-5 m e foram descobertas em 1880 por William Herschel.
O sol, tal como nós e todos os corpos aquecidos, emitem este tipo de radiações. Este tipo de radiação, entre muitas outras aplicações, é utilizada para aquecer objectos ou locais, cozer alimentos e secar vernizes. No ramo da medicina, por exemplo, pode ser utilizada para o tratamento de algumas doenças de pele ou em lesões musculares.

A luz visível é uma porção do espectro electromagnético, que é detetada pelo pelo ser humano. O espectro visível possui comprimentos de onda que se encontram entre os 4x10-7 (violeta) e os 7x10-9 (vermelho) nanómetros.

A detecção da radiação ultravioleta é impossível com os nossos olhos e têm frequências de 1016 Hz.
Estas radiações são responsáveis pela produção de melanina, pigmento responsável pelo bronzeamento da pele. Todavia, a exposição excessiva a esta radiação aumenta a probabilidade de contrair de cancro da pele.

Os conhecidos Raios X têm comprimentos de onda compreendidos entre 10-11m e, são produzidos num tubo de vácuo. A sua aplicação mais comum é nas radiografias. Nestas verificamos que apenas os ossos são visíveis, pois estes absorvem esta radiação, tendo como resultado final uma chapa, onde a zona clara representa os ossos do paciente.

Os raios gama são outro tipo de radiações electromagnéticas com as frequências com valor mínimo de 1019Hz. Possuem frequência superior à dos raios X mas também podem ser produzidas por substâncias radioactivas enquanto não atingem a sua forma estável. Estas são utilizadas num tipo de medicina, denominada de medicina nuclear, onde os pacientes são expostos a radiações gama, como por exemplo na PET (Tomografia Emissão de Positrões).

Sem comentários:

Enviar um comentário