Conclusões



Através de toda a pesquisa efectuada e após a realização de todas as medições necessárias vamos responder às questões problema.


Nenhum dos aparelhos medidos ultrapassou os limites estabelecidos pela lei para a intensidade de campo eléctrico e magnético.


Os três aparelhos que apresentaram maior campo eléctrico quando a distância entre o aparelho medido e o Spectran NF – 5010 é 0 cm foram, respectivamente:

Balanca 1 quando se encontrava ligada;

Tomada das bancadas com a tampa de protecção;

Centrifugadora que apresenta maiores dimensões.

Os três aparelhos que apresentaram menor campo eléctrico quando a distância entre o aparelho medido e o Spectran NF – 5010 é 0 cm foram, respectivamente:

Armário dos reagentes;

Frigorifico;

Espectrofotómetro.

Os três aparelhos que apresentaram maior campo magnético quando a distância entre o aparelho medido e o Spectran NF – 5010 é 0 cm foram, respectivamente:

Centrifugadora de maiores dimensões ligada;

Centrifugadora de menores dimensões ligada;

Placa de aquecimento 1 ligada.

Os aparelhos que apresentaram menor campo magnético quando a distância entre o aparelho medido e o Spectran NF – 5010 é de 0 cm, tiveram intensidade de 0 Tesla, sendo estes:

As duas placas de aquecimento ligadas;

As duas balanças;

Microondas desligado;

Tomadas da mesa do laboratório com e sem a tampa de protecção;

Frigorifico;

Tomada presente na parede;

Centrifugadora de menores dimensões desligada.



Na maioria dos casos verificamos que quando a distância entre a fonte o Spectran NF – 5010 aumenta, a intensidade do campo eléctrico e magnético diminuem. As situações onde isto não foi verificado foram na estufa, no armário de reagentes (no campo eléctrico), espectrofotómetro, armário dos reagentes, estufa, projector e na centrifugadora pequena ligada (no campo magnético). Estas variações deveram-se a interferências causadas por outros aparelhos eléctricos ou por cabos condutores de corrente eléctrica.

Sem comentários:

Enviar um comentário