Coulombianos (?)


A participação no projecto MEDEA levou à necessidade de criar um nome para a equipa. A opção do nome caiu sobre “Coulombianos”. Este surgiu como um trocadilho quando um dos membro do grupo tentou pronunciar o Coulmob mas, enganou-se e disse Coulombo. O grupo apercebeu-se que este trocadilho formava uma palavra interessante quando juntávamos Colombo e Coulomb, misturando assim dois temas distintos como a física e os descobrimentos, sendo assim visível alguns dos nossos objectivos.

Charles Coulomb e Cristóvão Colombo

No início pensamos que não seria um bom nome pois para quem não conhece Coulomb como cientista, teria algumas dificuldades em memorizá-lo mas, rapidamente mudamos de ideias, pois vimos que todas as pessoas que nos rodeavam conseguiram decorá-lo mesmo que nos associassem aos habitantes da Colômbia.





Cristóvão Colombo

Sendo Coulomb uma das duas figuras responsáveis pela criação do nosso nome Coulombianos, achamos relevante divulgar a sua história e alguns dos seus feitos.


O famoso físico e engenheiro militar francês do século XVIII, Charles Augustin de Coulomb, nasceu a 14 de Julho de 1736 em França. Ficou conhecido pela famosa lei que formulou, a Lei de Coulomb, e pela balança de torção que ele próprio construiu, sendo hoje mais conhecido devido à homenagem que lhe foi dada quando o seu nome ficou como a unidade SI de carga eléctrica.




Coulomb, filho de Henri Coulomb e de Catherine Bajet, nasceu numa família rica e após terminar a educação básica mudou-se para paris, continuando os seus estudos no Collége des Quatre-Nations, onde desenvolveu os seus conhecimentos em áreas como a astronomia, botânica, química e matemática.

Ingressou na Sociedade de ciências em 1757.

Em 1761, terminou a sua formação, onde ganhou o gosto pelas matemáticas embora se destacasse na área da física, como engenheiro militar, chegando ao cargo de Primeiro-tenente. Após a conclusão do seu curso decidiu viajar durante uns tempos, em 1764, permanecendo durante uns tempos nas Antilhas, como a adaptação não foi a melhor e por motivos de doença regressou ao seu país, a França, em 1773 (Data em que escreveu o seu primeiro artigo cientifico que teve uma grande importância na área das engenharias). Após a recuperação começou as suas pesquisas na área da electricidade, pesquisas iniciadas com o objectivo de participar num concurso da Academia de Ciências de Paris, mas também na mecânica, sendo esta ligada ao magnetismo, e à realização de mapas da costa Francesa.

Em 1777, Coulomb, inventou a balança de torção, sendo assim possível determinar a força exercida entre duas cargas eléctricas, e estudou, também, o magnetismo terrestre. E, dois anos mais tarde fez um estudo relacionado com as leis do atrito, sendo este premiado pela Academia de Ciências de Paris, conseguindo assim descobrir que o atrito varia com a pressão.

Em 1785, enunciou a lei das forças electrostáticas, a lei de Coulomb. Esta estabelece uma relação entre as forças/interacções criadas entre cargas eléctricas e também a distância entre elas (quanto maior a distancia entre as cargas, menor será a força/interacção entre elas). Estas interacções dependem do sinal das cargas: se as cargas tiverem o mesmo sinal a força será repulsiva mas se os sinais forem diferentes a força será atractiva.


Coulomb, publicou todas as conclusões das suas pesquisas nas Memórias da Academia Real de Ciências entre 1785 e 1789, deixando assim 25 artigos que abrangiam temas como a electricidade, aplicações da balança por ele criado, magnetismo e diversos relatórios sobres projectos por ele elaborados.



Quatro anos antes de morrer, em 1802, Coulomb assumiu o posto de inspector-geral de instrução pública, falecendo no dia 23 de Agosto de 1806, em França, mais precisamente em Paris.





Visto que Cristóvão Colombo foi uma das inspirações para o nosso nome de grupo, decidimos fornecer-vos também um pequeno resumo da sua vida.


Toda a história de vida que se conhece deste explorador do século XV, encontra-se repleta de incertezas, como por exemplo a sua própria nacionalidade, algo que suscita muita curiosidade no meio dos historiadores. Colombo ficou conhecido como o primeiro ser humano a trazer noticia do outro lado do Atlântico.

Mapa das quatro viagens de Cristóvão Colombo

Cristóvão Colombo, navegador e explorador, nasceu em Génova em 1451, entre Agosto e Outubro, segundo a documentação existente. Era filho de Domenico Colombo e de Susana Fontanarubea, tinha três irmãos, dois deles morreram jovens restando só um rapaz. Desde cedo estes irmãos demonstraram que teriam vocação para navegadores e exploradores. Mas embora tivesse estudos pouco desenvolvidos conseguiu desenvolver o seu conhecimento na área da matemática.

Cristóvão Colombo

Em 1478, Cristóvão Colombo casou com uma dama portuguesa.

A partir de 1479, Cristóvão Colombo passa a viver em Portugal mas, em 1486, muda-se para Espanha.

Em 1492, Colombo, parte para a sua primeira expedição, onde descobre o Haiti, ilha ao qual chamava de Hispaniola. Esta descoberta gerou um grave conflito entre Portugal e Castela, pois Portugal exigia a posse dessas terras pois segundo o tratado assinado pelos países, em 1479, o Tratado de Alcáçovas, tinha estabelecido que as terras que fossem descobertas e que se encontrassem a sul das ilhas canárias seriam consideradas como terras portuguesas. Foi necessário o Papa da época intervir, em 1494, assinando um novo tratado, o Tratado de Tordesilhas, no qual o Mundo era dividido em duas partes, sendo isto estabelecido graças a um meridiano. Assim sendo, a ocidente do meridiano, todas as terras descobertas seriam de Castela e todas as terras descobertas a oriente seriam Portuguesas. Após a assinatura deste contrato a descoberta de Cristóvão Colombo já pertencia a Castela assim como todo o continente americano, já Portugal ficava responsável pela Europa, Ásia e todo o continente africano, controlando todo o comércio efectuado na costa africana e indiana.


Representação do Tratado de Tordesilhas

No ano seguinte, ou seja em 1493, foi o ano das descobertas no sul do continente americano, descobrindo terras como Porto Rico, Cuba, entre muitas outras terras na sua segunda viagem.

Partiu para a sua terceira expedição em 1498.

Parte para a sua última viagem, em 1502, onde avista a Jamaica, Nicarágua, Costa Rica e Panamá.

Cristóvão Colombo morre quatro anos depois, 1506, em Valladolid, Espanha, a 20 de Maio.







Sem comentários:

Enviar um comentário