Medições


Decidimos efectuar as medições nos laboratórios de física e de química pois é um local onde muitos alunos da Escola Secundaria Dr. Jorge Augusto Correia de Tavira, passam várias horas ao longo da semana, despertando assim o nosso interesse para estudar os campos eléctricos e magnéticos nestes locais.
  
Laboratórios Escolares


Para tal necessitamos de utilizar um aparelho capaz de conseguir efectuar as medições. O aparelho Spectran NF – 5010 é um analisador de espectros electromagnéticos que nos foi cedido pela Sociedade Portuguesa de Física (SPF), para que conseguíssemos realizar todas as medições necessárias.

Spectran NF - 5010

Após uma pequena análise de todos os aparelhos presentes nos laboratórios de física e de química, da nossa escola, e como decidimos efectuar as medições dos campos electromagnéticos dos laboratórios, foi necessário fazer uma pequena lista dos aparelhos utilizados para fazer as medições dos campos eléctricos e magnéticos, tais como:

Armários dos reagentes;
2 Balanças;
2 Centrifugadoras;
Colunas;
Ecrã do computador;
Espectrofotómetro;
Estufa;
Frigorifico;
Microondas;
Projector presente na sala de aula;
2 Placas de aquecimento;
Tomadas das bancadas;
Tomadas do chão;



Para conseguirmos obter as conclusões necessárias, decidimos efectuar as medições dos campos eléctricos e magnéticos a 6 distâncias distintas da fonte, medindo então a 0, 10, 20, 30, 40 e 50 cm de distância da fonte.

Para cada aparelho seleccionado e indicado anteriormente, verificamos os valores dos campos, magnéticos e eléctricos, utilizando sempre as mesmas distâncias, para que fosse possível analisar a sua variação com a distância, entre outras coisas.

Depois da recolha de todos os dados, todos serão/foram tratados para que a sua análise seja facilitada, compreendendo melhor as suas variações com as distâncias.


Sem comentários:

Enviar um comentário