Quando começamos a trabalhar no projecto MEDEA pensamos
que seria importante ter uma noção do grau de conhecimento das pessoas em
relação aos campos electromagnéticos. Esta dúvida, levou-nos à realização dos inquéritos.
Assim, já saberíamos que tipo de informação tinha de ser explorada a nível teórico.
Como somos alunos principalmente da área de ciências,
decidimos realizar inquéritos a todas as turmas de ciências, incluindo todas as
nossas. Ainda tentámos realizar inquéritos fora da escola mas o número de inquéritos
obtidos fora do perímetro escolar foi muito baixo para os considerarmos.
RESULTADOS
1ª Pergunta: Já ouviu falar do projecto MEDEA?
De acordo com os inquéritos foi possível construir
esta tabela:
Observando os resultados da primeira questão
do inquérito, podemos concluir que a maioria das pessoas inquiridas (187 alunos
– 93%) nunca ouviram falar do projecto.
2ª Pergunta
Como já foi referido anteriormente só 14 das
201 pessoas inquiridas é que conhecem o projecto mas, só 3 dos 14 alunos é que
foram capazes de definir correctamente o objectivo deste projecto.
3ª Pergunta: Qual a unidade de SI (Sistema
Internacional) de campo magnético?
De acordo com os inquéritos foi possível construir
esta tabela:
Nesta questão, o conteúdo inquirido é um
conhecimento que é dado no 11º ano de escolaridade em Física e Química A.
A resposta correcta à questão “Qual a unidade de SI (Sistema Internacional) de campo magnético?”, é Tesla. De acordo com os resultados obtidos, podemos
afirmar que 76% dos alunos acertaram na questão, sendo que 9% respondeu Joule e
15% V/m
4ª Pergunta: Qual a unidade de SI (Sistema
Internacional) de campo eléctrico?
De acordo com os inquéritos foi possível construir
esta tabela:
Nesta questão, o conteúdo inquirido é um
conhecimento que é dado no 11º ano de escolaridade em Física e Química A.
A resposta correcta à questão “Qual a unidade de SI (Sistema Internacional) de campo eléctrico?”, é V/m (volt por metro). De acordo com os resultados
obtidos, podemos afirmar que menos de 50% dos alunos acertou na questão, mais
precisamente, só 43% respondeu V/m, 50% dos alunos optou pelo Joule e os 14
alunos restantes escolheram Tesla.
5ª Pergunta: Qual dos pontos representa o local onde o
campo magnético é mais intenso?
De acordo com os inquéritos foi possível construir
esta tabela:
Nesta questão, o conteúdo inquirido é um
conhecimento que é dado no 11º ano de escolaridade em Física e Química A.
A resposta correcta à questão “Qual dos pontos representa o local onde o campo magnético é mais intenso?”, é a opção B. De acordo com os resultados obtidos,
podemos afirmar que 80% dos alunos inquiridos acertaram na questão, sendo que
os restantes 40 alunos erraram nesta questão.
6ª Pergunta: Acha que os aparelhos eléctricos podem
causar algum efeito nocivo na saúde do ser humano?
De acordo com os inquéritos foi possível construir
esta tabela:
Quase 70% dos 201 alunos da Escola Secundária
de Tavira inquiridos, acham que os aparelhos eléctricos podem causar alguém efeito
nocivo na saúde Humana, enquanto que há 17% que acha que não e 16% que não tem
opinião formada.
Visto que esta é a questão de resposta aberta
decidimos expor as ideias principais das respostas dos 135 inquiridos que crêem
que os aparelhos eléctricos podem ter efeitos nocivos na saúde humana.
- Na maioria dos casos, os inquiridos acreditam que pode haver uma relação entre o aparecimento de diversos tipos de cancro e as radiações emitidas pelos diversos aparelhos.
- Muitos dos alunos mostram-se preocupados com a, também, possível relação entre as radiações emitidas e a infertilidade, afirmando, assim, que os efeitos podem tanto ser no homem como na mulher.
- Também é referido o uso abusivo do telemóvel, pois crêem que pode originar perturbações no sistema nervoso central, causando o aparecimento de, por exemplo, dores de cabeça e mau estar.
- Por fim, os alunos também mencionaram a ocorrência de possíveis mutações e deficiências durante a gestação.
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