Resultados Obtidos


Quando começamos a trabalhar no projecto MEDEA pensamos que seria importante ter uma noção do grau de conhecimento das pessoas em relação aos campos electromagnéticos. Esta dúvida, levou-nos à realização dos inquéritos. Assim, já saberíamos que tipo de informação tinha de ser explorada a nível teórico.

Como somos alunos principalmente da área de ciências, decidimos realizar inquéritos a todas as turmas de ciências, incluindo todas as nossas. Ainda tentámos realizar inquéritos fora da escola mas o número de inquéritos obtidos fora do perímetro escolar foi muito baixo para os considerarmos.




RESULTADOS

1ª Pergunta: Já ouviu falar do projecto MEDEA?

De acordo com os inquéritos foi possível construir esta tabela:



Observando os resultados da primeira questão do inquérito, podemos concluir que a maioria das pessoas inquiridas (187 alunos – 93%) nunca ouviram falar do projecto.



2ª Pergunta

Como já foi referido anteriormente só 14 das 201 pessoas inquiridas é que conhecem o projecto mas, só 3 dos 14 alunos é que foram capazes de definir correctamente o objectivo deste projecto.



3ª Pergunta: Qual a unidade de SI (Sistema Internacional) de campo magnético?

De acordo com os inquéritos foi possível construir esta tabela:



Nesta questão, o conteúdo inquirido é um conhecimento que é dado no 11º ano de escolaridade em Física e Química A.

A resposta correcta à questão “Qual a unidade de SI (Sistema Internacional) de campo magnético?”, é Tesla. De acordo com os resultados obtidos, podemos afirmar que 76% dos alunos acertaram na questão, sendo que 9% respondeu Joule e 15% V/m



4ª Pergunta: Qual a unidade de SI (Sistema Internacional) de campo eléctrico?

De acordo com os inquéritos foi possível construir esta tabela:



Nesta questão, o conteúdo inquirido é um conhecimento que é dado no 11º ano de escolaridade em Física e Química A.

A resposta correcta à questão “Qual a unidade de SI (Sistema Internacional) de campo eléctrico?”, é V/m (volt por metro). De acordo com os resultados obtidos, podemos afirmar que menos de 50% dos alunos acertou na questão, mais precisamente, só 43% respondeu V/m, 50% dos alunos optou pelo Joule e os 14 alunos restantes escolheram Tesla.



5ª Pergunta: Qual dos pontos representa o local onde o campo magnético é mais intenso?

De acordo com os inquéritos foi possível construir esta tabela:


Nesta questão, o conteúdo inquirido é um conhecimento que é dado no 11º ano de escolaridade em Física e Química A.

A resposta correcta à questão “Qual dos pontos representa o local onde o campo magnético é mais intenso?”, é a opção B. De acordo com os resultados obtidos, podemos afirmar que 80% dos alunos inquiridos acertaram na questão, sendo que os restantes 40 alunos erraram nesta questão.




6ª Pergunta: Acha que os aparelhos eléctricos podem causar algum efeito nocivo na saúde do ser humano?

De acordo com os inquéritos foi possível construir esta tabela:



Quase 70% dos 201 alunos da Escola Secundária de Tavira inquiridos, acham que os aparelhos eléctricos podem causar alguém efeito nocivo na saúde Humana, enquanto que há 17% que acha que não e 16% que não tem opinião formada.

Visto que esta é a questão de resposta aberta decidimos expor as ideias principais das respostas dos 135 inquiridos que crêem que os aparelhos eléctricos podem ter efeitos nocivos na saúde humana.

  • Na maioria dos casos, os inquiridos acreditam que pode haver uma relação entre o aparecimento de diversos tipos de cancro e as radiações emitidas pelos diversos aparelhos.

  • Muitos dos alunos mostram-se preocupados com a, também, possível relação entre as radiações emitidas e a infertilidade, afirmando, assim, que os efeitos podem tanto ser no homem como na mulher.

  • Também é referido o uso abusivo do telemóvel, pois crêem que pode originar perturbações no sistema nervoso central, causando o aparecimento de, por exemplo, dores de cabeça e mau estar.


  • Por fim, os alunos também mencionaram a ocorrência de possíveis mutações e deficiências durante a gestação.

Sem comentários:

Enviar um comentário