Campo eléctrico


Uma carga elétrica colocada no espaço modifica as propriedades elétricas do espaço envolvente. O conceito de campo eléctrico permite explicar o que pode acontecer a uma carga elétrica (carga de prova) colocada nessa região no espaço. Adicionalmente, a percepção dos efeitos sobre a carga de prova pode ser explicada através do conceito de linhas de força.

Quando colocamos uma carga de prova na presença de um campo elétrico, esta fica sujeita a uma força de interacção (repulsiva ou atractiva).

O campo eléctrico é um conceito definido por um vector com direcção, sentido e intensidade. Quando criado por uma carga terá, num ponto a uma determinada distância, a direcção da linha que une a carga e esse mesmo ponto; o sentido dependente do sinal da carga que gera o campo eléctrico, e a intensidade varia na razão inversa da distância entre as cargas distância e na razão direta do produto das cargas.

O campo elétrico criado por uma carga positiva pontual é sempre divergente. Se a carga geradora do campo elétrico for negativa o campo é convergente.



Podemos, então, concluir que na presença de duas cargas pontuais opostas, positiva e negativa, os sectores do campo eléctrico terão sentido a “afastar-se” da primeira e a “aproximar-se” da segunda, ou seja, têm origem na primeira e terminam na segunda.Explorando mais um pouco esta ideia, podemos ainda criar aquilo a que se dá o nome de campo eléctrico uniforme (ver figura seguinte). Nestes, o vector do campo eléctrico tem intensidade, sentido e direcção constantes em qualquer ponto. As linhas de força são caracterizadas por serem equidistantes, paralelas e rectas. Para criar este tipo de campo eléctrico é utilizado normalmente duas placas planas electrizadas com cargas de sentidos opostos mas de mesma intensidade, colocadas paralelamente.




Mantendo tudo isto em mente, podemos agora calcular a intensidade de um vector do campo magnético através da seguinte expressão:





Sem comentários:

Enviar um comentário